/O que é

O Fora é sobre possibilidades de viver a cidade e acontece por meio de manifestações culturais, estudos estratégicos e ações no espaço público. Com o objetivo de levantar memórias, urgências e possíveis futuros dos fenômenos urbanos para repensar criticamente organizações, o Fora cria e articula iniciativas que trazem à tona visões, conflitos, imaginações e desejos sobre nossos corpos e a vida comum, abordando temas de interesse global a partir de perspectivas locais.

O Fora atua nas seguintes frentes:

  • Comissiona, co-produz e difunde criações inéditas de arte, ensaio, jornalismo e dispositivos urbanos;
  • Realiza projetos especiais como publicações, produções audiovisuais, encontros, espaços, entre outros;
  • Desenvolve pesquisas sobre territórios, práticas e narrativas com base em coleta e análise de dados, trabalhos de campo e outros métodos;
  • Presta serviços de consultoria externa por meio de diagnósticos e avaliações, projetos curatoriais, desenhos institucionais e programáticos, planos de desenvolvimento e apoios de gestão.

O Fora se financia por meio de investimentos da equipe e colaboradores; de doações, patrocínios e parcerias com indivíduos, organizações ou empresas; contratos externos para a prestação de serviços; e captação de recursos via leis de incentivo, editais, fundos, concursos, prêmios, entre outras oportunidades.